Tuesday, 1 September 2009

Você conhece Portugal?

Portugal é um dos países mais antigos do mundo. Desde a primeira metade do século XII, tornou-se uma nação independente e um Estado soberano da Europa. Situado na Península Ibérica, junto ao Atlântico, Portugal faz fronteira a norte e a leste com a Espanha e a ocidente e a sul com o oceano Atlântico. As fronteiras do país mantêm-se constantes desde o século XIII. A República Portuguesa é composta pelo do território continental e por duas Regiões Autónomas - Açores e Madeira - arquipélagos situados no oceano Atlântico.

A excelente localização geográfica de Portugal, no extremo sudoeste do continente europeu, proporciona um acesso rápido não só aos vários países da Europa, mas também à costa leste do continente americano e ao continente africano.

No território continental, o Tejo (o maior rio) divide o norte, montanhoso e planáltico, do sul, mais baixo e com menor relevo. Também o litoral, geralmente baixo, se distingue das terras altas do interior. As maiores altitudes encontram-se num cordão de montanhas situado no centro do país: a serra da Estrela, com 1.991 m, é o ponto culminante. É lá que grande parte dos portugueses e turistas desfrutam a beleza da neve.

O agradável clima português é caracterizado por Invernos suaves e Verões amenos. Os meses mais chuvosos são os de Novembro e Dezembro; o período de chuvas mais escassas vai de Abril a Setembro.

A população de Portugal é de cerca de 10 milhões de pessoas. A concentração demográfica mais elevada está em Lisboa (a capital) e no Porto, bem como noutras cidades importantes junto ao litoral. No interior, algumas cidades têm registado um aumento de densidade demográfica.

Sobre a cidade de Lisboa

Lisboa, a capital de Portugal, tem 3 milhões de habitantes e abrange uma área aproximada de 8.744 hectares. Construída sobre sete colinas - respectivamente, Castelo, Graça, Monte, Penha de França, S. Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela – limita-se à margem norte pelo grandioso Rio Tejo.

A história da cidade encontra-se desenhada pelas memórias das muitas culturas que a povoaram: cartagineses, fenícios, gregos, romanos e árabes (os mouros da Península Ibérica). No ano de 1147, a cidade foi conquistada por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Lisboa possui um clima atlântico, com algumas influências mediterrâneas. Devido a estas características, a amplitude térmica raramente é muito elevada, sendo grande a quantidade de dias ensolarados mesmo durante o Inverno.

No Verão, a temperatura média de Lisboa é de 21 graus centígrados, no Outono de 16,7 graus centígrados, na Primavera de 14,5 graus e, no Inverno, de 10 graus centígrados.

Lisboa é conhecida como cidade branca, graças à luminosidade única que emana. A luz, o ambiente e o clima proporcionam passeios maravilhosos ao longo de várias zonas da cidade. É hoje, no espaço europeu, uma cidade de história e de futuro, aberta à inovação, ao investimento e estreitamento dos laços econômicos e culturais com todo o mundo.

Sobre a cidade do Porto

A cidade do Porto situa-se no Norte de Portugal, na margem direita do rio Douro. É a segunda maior cidade do País, inserida numa zona urbana com mais de 1,3 milhões de habitantes. A passagem para a outra margem do rio (Vila Nova de Gaia) é feita através de quatro pontes rodoviárias (Arrábida, Freixo, tabuleiro inferior da ponte Luiz I e Infante) e duas pontes ferroviárias (S. João e D. Maria – esta já desactivada e considerada monumento histórico). Cidade caracterizada pelo granito, que faz dela uma cidade “com carácter”, goza de um clima temperado, embora bastante húmido.

Na história nacional, o Porto distingue-se pela sua luta pela independência e pelo amor à liberdade. O liberalismo, a liberdade e o patriotismo sempre foram valores muito caros aos portuenses. A própria designação de “tripeiros” pela qual os portuenses são conhecidos provém de uma dessas manifestações de amor à pátria: ao ajudarem a equipar a armada que saiu do Douro para a conquista de Ceuta, no séc. XV, os habitantes do Porto cederam toda a carne que possuíam para abastecimento das naus, reservando para si as tripas. Daqui surgiu o prato mais típico da gastronomia local, “tripas à moda do Porto”.

O Porto é conhecido como a “Cidade do Trabalho” e sempre foi uma cidade comercial. O seu principal produto de exportação é o vinho do Porto, que permitiu a renovação da velha cidade, através da construção de novas estradas e edifícios, numa afirmação da riqueza burguesa de então.

A riqueza histórica da cidade é atestada pelo labirinto de ruas estreitas e tortuosas da época medieval e pelos seus inúmeros monumentos, desde a Sé Catedral ao Palácio da Bolsa, passando pelas suas igrejas, museus e numerosas moradias particulares. Influenciada pela irrefutável riqueza histórica e monumental, pela beleza da cidade e pela renovação social e urbana em constante desenvolvimento, nomeadamente nas zonas mais antigas e degradadas, em 1996 a UNESCO conferiu ao Porto o estatuto de “Cidade Património Mundial”, demonstrando a vitalidade cultural e social da cidade, também atestada pela existência de várias Universidades, academias de arte, conservatórios de música, museus e galerias.

Português de Portugal e o Português do Brasil

A lingua oficial do Brasil é o português. Mas quando se está a viver em Portugal é fácil perceber que existem boas diferenças entre o português tradicional que se fala aqui e o português brasileiro. Para facilitar o seu entendimento, escolhemos algumas palavras que você certamente vai ouvir por cá.

Tu vs Você

No Brasil é comum as pessoas, no geral, tratarem-se por tu ou você que são dois tipos de tratamento informais. Quando se quer transmitir mais formalidade, utiliza-se o Senhor ou Senhora.

Aqui em Portugal é um pouco diferente. O VOCÊ é utilizado para com as pessoas que não são próximas – é um tratamento mais formal. Já o TU é utilizado entre as pessoas que se conhecem com mais proximidade (amigos, familiares) – é um tratamento pessoal que denota intimidade. Portanto fique atento para não tratar por TU alguém com quem você não tenha ligações próximas!

Alimentação

Os portugueses valorizam muito o hábito da alimentação. Geralmente as grandes decisões e grandes comemorações são celebradas à volta de uma mesa farta, durante uma longa e rica refeição. A rotina das refeições em Portugal é composta por um pequeno-almoço no início do dia, um almoço entre as 12h30 e as 14h30, um lanche de tarde e o jantar a partir das 19h00.

Diferente do costume brasileiro, onde o jantar é quase sempre algo mais leve, em Portugal o jantar consiste numa refeição quente e completa. Geralmente come-se mais tarde, por volta das 21 horas, e se o jantar for fora de casa pode-se tornar ainda mais tardio.

A culinária portuguesa é muito variada e rica em sabores. A diversidade natural e climática conferem peculiaridades gastronómicas com diversos pratos típicos, uma doçaria abundante e muitos bons queijos e vinhos. Não se pode deixar de falar no delicioso cafezinho que pode ser apreciado várias vezes ao dia num dos inumeros cafés e snack bares que existem, onde também pode-se comer refeições rápidas e petiscos.












Visite a Fasano e receba nossas noticias diretamente no seu eMail.

FASANO UK www.fasano.org.uk
FASANO PT www.fasano.com.pt
FASANO ES www.fasano.es
FASANO IT www.fasanoitalia.com

No comments:

Post a Comment